9 dicas para evitar golpes e fraudes na compra de imóveis

Comprar o próprio imóvel é um passo muito importante e um sonho que todos querem realizar. Para que isso não se transforme em um grande problema, é preciso se precaver para não ser vítima de golpes imobiliários.

Mas, afinal, o que vem a ser um golpe imobiliário? Ele é uma fraude, uma ação desonesta utilizada por falsos corretores e até falsas empresas com o intuito de enganar consumidores na compra e venda de imóveis, a fim de obterem ganho financeiro de modo ilegal.

Esses golpes podem envolver:

  1. Venda ou aluguel de casas que não existem.
  2. O uso de documentação falsa.
  3. Oferta de imóveis bem abaixo do preço de mercado para atrair vítimas ou
  4. solicitação de depósitos adiantados para a reserva de um imóvel que não está disponível para venda ou aluguel.

Os golpistas se valem de diversas táticas para atraírem suas vítimas. Algumas das suas artimanhas são: criar sites falsos, apresentar documentação falsa ou usar nomes e logotipos de empresas legítimas para parecerem confiáveis. Esses ardis podem resultar em significativas perdas financeiras como também questões legais e emocionais para as vítimas.

É claro que ninguém merece passar por isso! Assim, listamos abaixo nove dicas para ajudá-lo a não cair em golpes na hora de comprar o seu imóvel.

1. Falso corretor de imóveis: como identificá-lo e não cair em um golpe?

Se você desconfia do corretor ou da empresa, busque referências sobre ambos. Nesse sentido, basta acessar o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e verificar se eles têm um registro ativo. Trata-se de uma medida extremamente simples e que pode fazer toda a diferença. Mesmo que o corretor de imóveis tenha o seu registro ativo, é preciso ficar atento aos detalhes por menores que sejam.

2. Pesquise

Busque informações sobre a empresa ou pessoa com quem você está lidando. Confira se eles possuem uma boa reputação no mercado, credenciais e registros apropriados. No caso de uma empresa, consulte o site de reclamações “Reclame Aqui”, para verificar a reputação da empresa.

3. Faça uma visita ao imóvel

É fundamental que você não se baseie e confie somente em fotos e ou vídeos. Vá pessoalmente e certifique-se de que o imóvel existe e está em boas condições. Observe também se as informações que lhe foram passadas correspondem à realidade.

Se você comprar com uma construtora em um stand de vendas, poderá visitar o apartamento decorado no caso de um imóvel na planta. Note que, nesse caso, os preços e as condições de financiamento são bem melhores!

4. Atenção na hora realizar o pagamento

Evite fazer pagamento adiantado ou dar algum sinal sem ter certeza da procedência da construtora, incorporadora, imobiliária ou corretor com quem você está lidando. Fique alerta se lhe pedirem dinheiro adiantado para reservar o imóvel, porque este é um costume dos golpistas. Pensando bem, nesse momento, você já deverá ter visitado o imóvel do seu interesse e que deseja comprar, deve saber com quem está fechando negócio e já estará seguro, não é mesmo? Mas vale sempre dizer: ‘fique atento!’.

5. Valores muito abaixo do mercado imobiliário? Desconfie sempre!

Ofertas de imóveis com valores muito abaixo do mercado normalmente seguem o bordão “é bom demais para ser verdade!” Muitas vezes, são golpistas oferecendo imóveis com preços incríveis apenas para atraírem vítimas a serem ludibriadas.

6. Toda a documentação precisa ser analisada

Antes de fechar negócio, é preciso que a documentação do imóvel seja analisada. Certifique-se de que o vendedor possui a propriedade e que não existem pendências judiciais ou dívidas relacionadas ao imóvel. Em um financiamento imobiliário, em conformidade com as normas da legalidade, é usual que o corretor de imóveis peça uma série de documentos comprobatórios de renda, para que você possa adquirir o imóvel que deseja. Se estiver comprando um imóvel na planta, é bom procurar saber o que significam documentos como ITBI, RGI, Habite-se, contrato de financiamento, entre outros que fazem parte do processo.

7. Procure um consultor de confiança

Para receber ajuda na negociação, procure a ajuda de um profissional de confiança, como um corretor de imóveis idôneo ou até o auxílio de um advogado especializado em direito imobiliário. Eles estão capacitados para verificar a documentação e orientá-lo sobre as cláusulas do contrato, auxiliando-o para que você evite fraudes.

8. Não fique ansioso

Lembre-se de não se deixar pressionar a fechar negócio imediatamente. Gaste todo o tempo necessário para avaliar e conferir todas as informações e se certificar de que está fazendo um bom negócio. Não importa o tempo de espera, pois, no final das contas, o que vale mesmo é comprar um imóvel que vai lhe trazer conforto, comodidade, qualidade de vida e muita alegria.

9. Atenção aos sites

Por último e não menos importante, não vá confiando em sites que oferecem serviços de aluguel ou compra de imóveis sem que você tenha contato pessoal com o vendedor. Constantemente, golpistas se valem de falsos endereços e oferecem imóveis inexistentes ou que já pertencem a outras pessoas

Concluindo

Esteja sempre atento e seja cauteloso para que, na hora de comprar o seu tão sonhado imóvel, você não caia em sutis armadilhas de golpes imobiliários que vão lhe dar muita dor de cabeça e adiar o seu sonho da casa própria ou até inviabilizá-lo por muitos anos ou para sempre. Seja precavido e conte com a equipe da Cimos para orientá-lo e ajudá-lo a comprar o seu imóvel com segurança e tranquilidade.

Confira mais informações sobre o mercado imobiliário e os empreendimentos Cimos no nosso blog.