Como comprar

Apartamento modelo. Móveis não inclusos.

Apartamento para comprar: saiba como escolher

 

A decisão de comprar um apartamento surge por diversos motivos: segurança financeira, estabilidade, mudanças de rota na vida e muitos outros. E, uma vez tomada essa decisão, surge a principal dúvida: como escolher um apartamento para alugar ou comprar? Vale a pena comprar um apartamento na planta? 

Hoje vamos te ajudar a ficar mais perto desse grande sonho mostrando 8 itens que devem ser considerados na hora de fazer essa grande escolha.

 

1 – Avalie suas necessidades

O ponto inicial da sua procura deve ser a avaliação das suas necessidades. Se você irá morar sozinho, por exemplo, o espaço não precisa de tantos quartos. Já se você vai se mudar com a família, é interessante procurar imóveis maiores.

E isso se aplica para várias questões, desde o seu dia a dia até as suas pretensões futuras. Por isso, é interessante traçar seu perfil levando em conta suas atividades de lazer, o tempo que você passa em cada cômodo, se você trabalha em home office, entre outros. Quanto mais informações você agregar, mais assertiva será sua busca.

 

2 – Defina as características que você acha imprescindíveis

Tendo traçado seu perfil e avaliado suas necessidades, é importante que você priorize as características do imóvel que você deseja comprar.

Afinal, é claro que o ideal é que seu apartamento tenha tudo que você precisa e deseja. Mas, na prática, é importante entender as características que você não abre mão e qual é a ordem de priorização delas.

Assim, se uma necessidade que não é tão importante não seja contemplada em uma das opções, você pode seguir com ela em seus planos, por exemplo.

 

3 – Mapeie bairros e procure se informar sobre a segurança

A escolha dos bairros de interesse é fundamental e deve ser feita levando em consideração duas questões.

A primeira delas é a proximidade em relação aos locais que você – e possivelmente sua família – costumam frequentar. Trabalho e escola são os itens mais importantes dessa lista, já que determinam o tempo que você irá passar no trânsito todos os dias.

Já a estrutura do bairro com relação ao comércio e demais serviços também é importante e deve ser avaliada.

Por fim, certifique-se sobre a segurança não só dos bairros, mas também dos prédios e condomínios que você tem interesse. Você pode fazer uma pesquisa simples com os moradores ou até mesmo na internet.

 

4- Considere comprar apartamentos na planta

Comprar apartamentos na planta pode ser um grande benefício e você deve levar essa possibilidade em consideração. Isso porque os apartamentos na planta têm menores custos e maior possibilidade de valorização ao longo dos anos.

Além disso, você irá adquirir um imóvel novo e fazer dele um lar é ainda mais fácil!

 

5 – Leve em conta a luz solar

A luz solar é uma característica importante a ser avaliada nos imóveis, mas poucos sabem quais são os melhores fatores.

O ponto de partida é procurar um apartamento que tenha incidência de luz solar. Isso evita a utilização de fontes luminosas artificiais e garante mais calor ao seu lar no inverno.

A outra questão é que imóveis com face para leste ou com os quartos posicionados nessa direção recebem luz solar pela manhã. Esse é o posicionamento ideal, já que você garante luz matinal, que manterá seus quartos aquecidos durante o dia e arejados durante a noite.

 

6 – Pense no futuro

Compre no presente com a cabeça no futuro. Essa dica é mais abstrata, mas muito valiosa.

A ideia é entender um pouco mais sobre quais são os movimentos da sua cidade, especialmente levando em conta a valorização dos bairros. Comprando um imóvel em um bairro com média valorização atualmente, mas com tendência de crescimento, você garante mais retorno em casos de negócios posteriores.

E não é só de valorização que estamos falando. Pense também nas necessidades que você imagina que terá em médio e longo prazo. Chegada de filhos? Adoção de pets? Ao pensar nisso hoje, você evita dores de cabeça futuras!

 

7 – Saiba sobre a presença de pets

E falando sobre pets, esse é um item fundamental que deve ser esclarecido pelos amantes de bichinhos. Se você tem ou deseja ter esses companheiros com você em seu imóvel, procure saber se o prédio ou condomínio é pet friendly, quais as raças e espécies aceitas e as políticas dos locais sobre o assunto.

 

8 – Por fim, compare custos

Essa geralmente é a última etapa, não por ser a menos importante, mas porque aqui você já definiu os filtros prioritários da sua escolha e poderá levar em conta o valor financeiro com mais tranquilidade.

Mas, fique atento: não é só o valor do imóvel em si que é importante comparar, mas também outros custos como condomínio e até mesmo os valores dos serviços dos bairros, se estiver em dúvida entre apartamentos de bairros diferentes. Coloque na ponta do lápis e tome sua decisão com embasamento!

 

E aí, se sente mais preparado para escolher seu novo imóvel? Nós esperamos que sim! Até a próxima!

Posts Relacionados

Política de Privacidade Cimos

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.

o que dizem nossos clientes