Como comprar

É melhor morar de aluguel ou comprar um imóvel?

 

Conquistar um novo lar, viver no próprio ambiente, se reconhecer em um lugar em que é possível chamar de seu. Esse movimento é um sonho para muitos, mas carrega muitas dúvidas e dificuldades. E um dos primeiros questionamentos que surgem para aqueles que desejam um novo imóvel é: o que vale mais a pena? Investir em um apartamento próprio ou morar de aluguel? 

 

Se a conquista da casa própria foi o desejo de muitas gerações, hoje muitos estão preferindo investir no aluguel. Mas essa escolha vale realmente a pena? Vamos te explicar as vantagens e desvantagens das duas modalidades agora. Vem com a gente!

 

Aluguel

 

O aluguel é um velho conhecido dos brasileiros. Atualmente, 18,3% dos imóveis do país são alugados segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Facilidade e praticidade são as principais vantagens desse regime.

 

Vantagens

Se a estabilidade não é uma das prioridades da sua vida ou se você não deseja investir em um imóvel, o aluguel é a principal alternativa para você.

Financeiramente falando, se o seu aluguel não comprometer mais que 30% de sua renda e você não tem previsão de conseguir juntar um montante interessante para realizar a compra, esse regime se torna mais benéfico.

Além disso, aqueles reparos, reformas e demais mudanças no imóvel não são de sua responsabilidade, por isso você não irá gastar tanto dinheiro com isso.

A flexibilidade de contrato também é um ponto de atenção. Geralmente os contratos de locação focam nos interesses do locador e podem conter juros altos que desfavorecem o inquilino.

Por fim, apesar trazer menos estabilidade em relação ao imóvel próprio, o seu comprometimento de cidade, estado e até mesmo bairro diminui com o aluguel, já que você não está comprometido com prestações ou demais responsabilidades da compra de um imóvel próprio.

 

Desvantagens

O que para muitos é uma vantagem, pode ser uma grande desvantagem para os moradores. A incerteza do aluguel faz com que muitos inquilinos fiquem inseguros com relação a despejo ou pedidos para abandonar o imóvel de forma rápida.

Além disso, o processo para fazer mudanças e reparos nos apartamentos é mais demorado, já que você deve pedir solicitação ao dono do imóvel para realizar qualquer modificação no local.

Financeiramente falando, é importante fazer as contas para ver se o aluguel é realmente vantajoso. Como apontamos, se o seu aluguel compromete mais que 30% de sua renda, esse não é um negócio interessante. Nesse sentido, também há o receio de aumentos repentinos no valor, o que sempre traz incertezas aos moradores.

Por fim, muitos apontam a não possibilidade de voto nas assembleias de condomínio como uma grande desvantagem desse regime, além desses moradores terem menos voz em qualquer decisão.

 

Compra

 

A compra do imóvel próprio faz parte da meta de vida de várias pessoas. Muitas vezes, ela representa a concretização do sonho de constituir uma família e ter segurança com relação à moradia.

 

Desvantagens

Imóveis são investimentos bons e seguros, mas os preços muitas vezes são elevados. Quando se faz um financiamento sem planejamento, a renda familiar pode fica comprometida.

Além disso, a burocracia da compra de um novo apartamento também é uma reclamação de muitos que desejam ter um imóvel para chamar de seu. Além dos gastos, é preciso ficar atento não só ao contrato, mas também com a regularização dos certificados e registros.

Por fim, imóveis usados precisam de reparos maiores ao serem adquiridos. Como o gasto com a compra é elevado, muitas pessoas se queixam ao ter que despender mais renda para realizar essas reformas.

 

Vantagens

A principal vantagem da compra de um imóvel próprio segue sendo a segurança e a estabilidade que esse investimento oferece. Com ele, você garante o seu futuro ou de sua família sem precisar se preocupar com terceiros. Você pode mexer por completo no espaço, afinal de contas, ele é seu. Pequenas ou grandes reformas, reparos, novas instalações. Tudo isso pode ser realizado por você sem preocupações.

E, por consequência disso, toda a valorização do imóvel também é um lucro futuro exclusivamente seu. Afinal de contas, um apartamento ou qualquer outro imóvel é, na prática, um patrimônio e uma forma de investimento. Além disso, todos os bens do mercado imobiliário são considerados seguros, pois além da valorização a longo prazo, há uma liquidez nesse patrimônio.

Por fim, destacamos a tranquilidade financeira que o imóvel próprio oferece. Apesar de aumentos em luz, telefone e outras contas essenciais, você não sofre com reajustes inesperados como aluguel. É possível se planejar financeiramente com mais conforto com o apartamento próprio e escolher incorporadoras e construtoras que facilitam e proporcionam segurança a todo o trâmite burocrático.

 

Imóveis na Planta

 

Quem deseja fugir de algumas das desvantagens da compra de um novo imóvel pode considerar a compra de um apartamento novo na planta. Os valores em relação a apartamentos já finalizados são bem mais interessantes, realmente abaixo do que se pagaria normalmente.

Além disso, por você ser o primeiro proprietário, não enfrentará problemas que exijam reformas, evitando dores de cabeça e custos adicionais.

Sua única preocupação deve ser pesquisar construtoras confiáveis, com altas taxas de satisfação de seus clientes e com credibilidade para fechar o negócio.

 

Conclusão

 

No final das contas, duas questões são fundamentais para definir qual é o melhor regime de moradia: a sua renda e o seu estilo de vida.

O ideal é entender quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo e qual é a sua realidade financeira nesses três cenários. A partir disso, será possível entender o que é mais vantajoso.

 

Quer saber mais sobre possibilidades de imóveis que cabem no seu bolso e na sua realidade? Converse conosco e garanta seu sonho de um lar!

Posts Relacionados

Política de Privacidade Cimos

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.

o que dizem nossos clientes