Como comprar

Quero comprar o meu apartamento: 7 dicas para o primeiro passo

Não importa a sua idade, sexo ou estilo de vida: o sonho de um apartamento próprio está presente na vida de boa parte dos brasileiros. E os motivos são diversos, desde a liberdade até a garantia de um bom investimento duradouro. Mas, quando a decisão é tomada, muitas dúvidas surgem, especialmente sobre os primeiros passos que é preciso dar nessa mudança de vida.

 

Por isso, hoje a Cimos preparou um guia prático com 7 passos para você finalmente adquirir seu primeiro apê e viver seu sonho. Ficou interessado? Fique com a gente e anote tudo!

 

1. Defina qual será a realidade dessa sua nova vida

 

Para fazer qualquer tipo de planejamento, a primeira definição deve ser em relação à estrutura dessa sua nova vida. Você planeja morar sozinho? Com um companheiro ou companheira? Pretende ter filhos? Ou ainda sobre questões profissionais, do tipo: você viaja muito a trabalho? Trabalha em casa ou passa pouco tempo nela?

Muitas pessoas não pensam nessas questões antes de começar a fazer visitas aos apartamentos e isso acaba gerando muitas dúvidas por conta das várias possibilidades de estruturas de imóveis que temos no mercado. Quando você define isso, é mais assertivo em sua busca.

 

2. Faça as contas e inicie pelo planejamento financeiro

 

Apartamentos são investimentos de alto custo. Por esse motivo, você deve iniciar calculando a renda mensal dos moradores que irão contribuir na compra e quanto da renda será destinado para a aquisição. O ideal é fazer isso tudo em uma planilha financeira, que vai guiar os seus investimentos.

A partir disso, você poderá definir a faixa de preço do imóvel que está dentro do seu orçamento, bem como as características dele.

Com esses valores por escrito, você também será capaz de definir prazos e estabelecer metas mensais. Tudo de forma consciente e planejada.

 

3. Entenda qual é a melhor forma de pagamento para você

 

Outro motivo pelo qual você deve ter um planejamento financeiro bem definido é que ele pode te ajudar em outro passo muito importante: definir a melhor forma de pagamento.

Os casos de compra à vista são realmente muito raros e esse não é o objetivo do planejamento. Ele, na verdade, te ajudará a entender se você pode – ou deve – investir em um financiamento imobiliário, se a compra deve ser a prazo e em quantas parcelas.

A entrada também deve ser definida neste momento e ela ajuda bastante no seu poder de negociação.

 

4. Resolva se é melhor um apartamento novo ou usado

 

Definido o quanto você tem para gastar, o prazo e o valor de entrada, você já pode pensar o que é mais vantajoso e o que mais cabe dentro do seu orçamento: um apartamento novinho? Ou seria um imóvel usado, levando em conta as reformas que ele deve passar?

Além disso, sempre faça as contas levando em consideração os imóveis na planta, que muitas vezes se mostram mais vantajosos.

 

5. Faça pesquisas de mercado

 

O mercado imobiliário é um dos que mais sofre interferências da economia e da inflação de um país. Acompanhar as altas, os locais que estão em valorização, as formas de pagamento que mais estão sendo escolhidas pela população é fundamental.

Nesse caso, a dica é simples: estude. Você não precisa ser um especialista, mas é ideal que entenda como funcionam as movimentações do mercado para que não seja pego desprevenido. Procure entender tanto de forma macro, pensando nas tendências do país, como de forma micro, levando em conta sua cidade.

 

6. Defina bairros e regiões

 

E se estamos falando da sua cidade, logo chegará um momento bem importante da sua pesquisa: a escolha de bairros.

Ela deve ser feita com base em alguns itens: comércio próximo, segurança, mobilidade e proximidade com os serviços que você, de forma individual, mais utiliza. Um ponto que sempre pesa nessa conta é entender os bairros que estão sendo valorizados recentemente. Assim, você terá um investimento que vai render bem mais financeiramente para você no futuro.

Defina duas regiões que mais te interessam e, no máximo, cinco bairros. Isso delimita sua busca e te ajuda a encontrar um apartamento que cabe nos seus filtros.

 

7. Procure saber mais sobre a documentação do apartamento

 

Se você já tem alguns imóveis em vista, essa dica deve ser colocada em prática o mais rápido possível. A documentação de apartamentos precisa sempre ser revisada, afinal são muitos documentos necessários e, se um não estiver em dia, você pode ter dores de cabeça. Se o imóvel for usado, a preocupação deve ser dobrada.

Documentos sobre impostos e escrituras devem ser aqueles com maior cuidado na hora da leitura.

 

Bônus: analise bem a construtora

 

A gente trouxe ainda uma dica extra: analise com cuidado a construtora com a qual você pretende fechar o negócio.

Aqui na Cimos, por exemplo, você conta com um consultor que pode te apresentar tudo sobre nossa história, estrutura e benefícios. Tudo para que você fique tranquilo em relação a essa compra tão importante em sua vida!

 

Depois desse conteúdo, você se sente pronto para tomar essa decisão? Esperamos que sim! E com a gente você tem ainda mais tranquilidade ao dar esses 7 passos e conquistar seu novo apartamento. Converse com nossos atendentes e vem pra Cimos!

Posts Relacionados

Política de Privacidade Cimos

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.

o que dizem nossos clientes