Como comprar

Documentos necessários para a compra de um apartamento

 

Você já fez o dever de casa: fez as contas, pesquisou bairros, construtoras, imóveis e está decidido: vai comprar um apartamento. Que alegria! Mas, uma dúvida importante pode surgir: quais documentos preciso reunir para finalmente fechar a compra?

 

Toda a burocracia da compra de imóveis não é simples. Por isso, hoje preparamos um material especial para você saber quais são esses documentos. Imperdível, né? Vem com a gente!

 

1 – Documentos pessoais

 

Os primeiros documentos que você precisa ter, e talvez os mais simples, são os documentos pessoais. Entre eles, incluímos o Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em alguns casos, é necessário também a Certidão de Nascimento.

O ideal é que você sempre tenha em mãos o documento original e ao menos uma cópia.

 

2 – Comprovante de renda

 

Para dar entrada no processo, é importante que você comprove sua renda para as construtoras e até mesmo para o banco. Essa comprovação pode ser feita de duas formas:

 

  • Para os trabalhadores em regime CLT, basta apresentar o holerite dos últimos 3 meses.

 

  • Para os autônomos ou para os microempresários (MEI), é preciso apresentar a declaração do Imposto de Renda juntamente com os extratos bancários e os pró-labores referentes aos 3 meses retroativos.

 

3 – Comprovante de Estado Civil

 

Na hora da compra de um imóvel também é importante declarar seu estado civil e comprová-lo. É um dos documentos mais importantes, já que define diversas condições e as facilidades da compra. E a forma de comprovar cada estado civil é diferente, veja só:

 

  • Solteiros: Apresente a Certidão de Nascimento

 

  • Casados: Apresente a Certidão de Nascimento e de Casamento. Nesse caso, vale lembrar que dependendo do regime, você deve apresentar outros documentos. É o caso da comunhão universal de bens e da separação obrigatória de bens, em que você deve apresentar também a cópia da documentação desse pacto.

 

  • Em união estável: Apresente a Escritura Pública de Declaração de União Estável

 

  • Viúvos: Apresente a Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do Cônjuge

 

4 – Comprovante de Residência atual

 

Na hora de apresentar essa documentação, fique atento à data que consta no seu Comprovante de Residência. Além de precisar ter um endereço no Brasil, o comprovante deve ser dos últimos três meses.

Aqui valem as contas de luz, telefone, água, gás, condomínio e demais contas que demonstrem que você reside no logradouro.

 

5 – Declaração de Imposto de Renda

 

A Declaração do Imposto de Renda é fundamental para a construtora ou o banco ter a garantia de que você está em dia com suas obrigações fiscais.

Além da declaração, você deve apresentar também o protocolo da entrega na Receita Federal ou Notificação do Imposto de Renda.

 

Bônus de documentos necessários para a compra de um apartamento:

 

6 – Extrato do FGTS

 

Caso você pretenda utilizar o saldo do seu Fundo de Garantia, você também precisará entregar o extrato atualizado do FGTS, que pode ser conseguido no site ou no aplicativo da Caixa Econômica Federal.

 

É mais fácil do que parece, né? É claro que cada operação pode pedir diferentes documentos, mas, de um modo geral, esses são os que você deve ter em mãos quando começar seu processo de aquisição de um imóvel.

 

Curtiu? Com esses documentos, você já pode passar aqui na Cimos e realizar seu sonho! Converse com um de nossos consultores e venha morar com a gente!

Posts Relacionados

Política de Privacidade Cimos

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.

o que dizem nossos clientes